Tecnologia BIM nos programas de CAD e importação de ficheiros tridimensionais, em formato IFC no programa Instalações do Edifício, aplicável ao Projecto Térmico RCCTE, Cargas Térmicas e Climatização

Solicite proposta de fornecimento dos programas de CYPE

Ver vídeo

Tecnologia BIM nos programas de CAD e importação de ficheiros tridimensionais, em formato IFC no programa Instalações do Edifício, aplicável ao Projecto Térmico RCCTE, Cargas Térmicas e Climatização

BIM (Building Information Modeling) pode definir-se como um Modelo Integrado de Informação para a construção. A filosofia dos programas CAD com tecnologia BIM é integrar toda a informação necessária a um projecto na sua fase inicial, para que esta informação esteja disponível para outras aplicações. A partilha de informação dos programas de CAD/BIM com as outras aplicações é realizada através do formato IFC.

Deste modo, o processo de introdução de dados é simplificado e cada aplicação informática que intervém no projecto não necessita de uma introdução de dados completa, pois utiliza uma série de dados já definidos no programa CAD/BIN, reduzindo a possibilidade de erros e evitando a duplicação da definição de dados.

A tecnologia BIM tem vindo a ser implementada nos principais programas de CAD (Allplan®, Archicad®, e Revit® Architecture) e a sua evolução permitirá aos utilizadores melhorias substanciais na execução de um projecto.

A CYPE Ingenieros, consciente desta evolução, implementa na versão 2008 um novo módulo “Importação de modelos CAD/BIM” que permite importar o formato IFC para os programas de Instalações do Edifício. Actualmente, esta ferramenta está também a ser desenvolvida para utilização nos programas de estruturas.

A importação do formato IFC permite ao programas de Instalações do edifício da CYPE Ingenieros aceder à informação contida nos programas com tecnologia BIM e, assim, incorporar de forma automática os elementos construtivos que definem o edifício.

Dado que, durante o processo de desenho do edifício, não se pode definir no programa CAD/BIM a exacta composição dos elementos, com as características de condutividade de cada camada, tipo de caixa-de-ar, pontes térmicas, etc., o programa de Instalações do edifício da CYPE Ingenieros incorpora um assistente para a importação de ficheiros em formato IFC, que permite atribuir automaticamente as características de elementos, tais como, paredes exteriores e interiores, pavimentos, coberturas e janelas entre outros.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Assim, não é necessário que o utilizador do programa de CAD/BIM faça uma descrição detalhada de cada elemento, conseguindo-se uma separação efectiva entre a fase de desenho e a fase de especificação de características de cada elemento. A definição de materiais é efectuada a partir de uma biblioteca de materiais ou através de materiais criados pelo utilizador.

 À medida que se vão desenvolvendo, nos programas de CAD/BIM, as bases de dados dos materiais, fabricantes, etc., os programas da CYPE Ingenieros actualizarão as possibilidades de importação em função da informação disponível.

 

Inicio Volver al inicio

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.